sexta-feira, 13 de novembro de 2015

Prefeitura de Itaporanga deixa de apoiar o FICA e sua 5ª Edição não é realizada

Há exatos cinco anos, em um sábado 12 de novembro de 2011, pusemos em pratica uma experiência feita no aniversario da cidade, dia em que comemoramos nossa instalação, em 2016, no governo do saudoso Antônio Porcino Sobrinho, que deu certo e juntando meu esforço e o patrocínio total de Porcino, conseguimos realizar em praça pública a primeira edição do Festival Itaporanguense de Cultura e Arte, que era primeira e única vitrine dos artistas da terra.
A ideia era tão boa e a vontade minha e do patrocinador era tanta que o Fica estava programado para um dia e fizemos dois, volto a repetir com o patrocínio exclusivo do Senhor Antônio Porcino.
Já na segunda edição do evento, aproveitando o feriadão, o FICA se estendeu durante quatro dias, foram quase cinquenta atrações, até banda de Cabaça (Pifeiros), tivemos. Teatro, Mágica, Cantadores, Danças e nossa música autoral, foi o que divulgamos, e a festa foi patrocinada por pessoas e comerciantes a exemplo de Divaldo Dantas e Popô. Berguim era candidato, e junto com Rosildo, olheiro da Secretaria de Cultura, prometeram e chegaram a dizer que o Fica não era mais só de Itaporanga, era do estado, era de todos nós, iria pois ficar no calendário de eventos de Itaporanga.
Chega o 3º FICA, mesmo comprometido por um AVC, assim mesmo, com todas as dificuldades, contra a vontade de muitos amigos, o festival foi realizado. A prefeitura ajudou, em parte, dando com uma mão e tirando com a outra. Tive que pagar os impostos, o que na época me custou quase R$ 3.000,00, que paguei do bolso.
Ano passado com muita má vontade, na semana da festa ainda não tinham contratado nada. Depois que fui pra rádio, dizer do descaso do poder público com os artistas da terra, na quarta-feira, a mulher do prefeito, vendo que ia respingar no nome do marido, de ultima hora contrata som e palco. E, Senhor Presidente, senhores Veradores, o homenageado era Audinete, grande figura humana, irmão do prefeito.
Este ano, a mais de quinze dias que telefono e procuro o prefeito, não consegui contato com ele, falei com a primeira dama, pra ele pelo menos atender meus telefonemas, nada... Falei com sua Chefe de Gabinete, em vão. Comuniquei ao secretário de planejamento e ao assessor jurídico, por sinal presidente da Alcaita e não surtiu efeito nenhum.
Venho tornar público, o descaso com a nossa cultura, com os nossos talentos, e vocês todos se lembram que, no beco de Zequinha Moura, chamado de Rua da Cultura, em outros governos, mais já houve até palco alternativo para o “povo de casa”. Nada disso tem mais. Acabou. Resta aos nossos jovens uma proliferação de bares e drogas, de jogatina que é proibido por lei no Brasil, mais em plena Getúlio Vargas, no canteiro Central, temos uma banca de jogo, que todos vêem, menos a polícia e os poderes públicos.
É inadmissível, chega a ser imoral, que no ano que Itaporanga completa seu sesquicentenário, seus artistas, seus filhos, seus talentos, já que não podem fazer parte de grandes festas, como aniversário da cidade e São Pedro, percam o único local e a única oportunidade de mostrar seu talento.
Pelo palco do FICA passaram artista como Bebé de Natércio, seu irmão Merlânio Maia, o grande Azeitona do Trobone, George Carneiro, Nilton Mendes e tantos outros, e, volto a dizer, no ano que completamos nossos 150 anos, é completamente inadmissível que a prefeitura tenha um gastu superior a um milhão, em suas duas principais festas e não disponha de dez mil cruzeiros para bancar uma festa, que é a festa de confraternização dos seus filhos que tem um dom artístico.
Quiseram bancar esta edição do FICA, recebi proposta de dois pre-candidatos, mas resolvi não mistura o evento com política, pois era dever da prefeitura patrocinar o evento em que participam todos os artistas da terra, sem distinção.
Mais espero e tenho fez em Deus, que um dia aparecerá um gestor que dê o verdadeiro valor a Cultura e aos Artistas de nossa terra, já que são discriminados até no aniversário da cidade.

Portaldovale.net

Nenhum comentário:

Postar um comentário