sexta-feira, 18 de março de 2016

Fim do cadastro biométrico e uma má notícia para Itaporanga: tamanho da perda eleitoral impressiona

     O cadastro eleitoral biométrico foi encerrado no começo da noite desta sexta-feira, 18, e a maior perda de eleitores entre os 7 municípios regionais que passaram pela biometria foi registrada em Itaporanga, onde quase 18% do eleitorado não compareceu para a revisão.
    Isso significa que o município perdeu 3.002 eleitores durante o recadastramento, que durou sete meses e meio. A meta da Justiça Eleitoral era atingir 16.988, o total do eleitorado do município, e conseguiu revisar 82,3% desses eleitores. A explicação para uma ausência tão expressiva, conforme a chefia do cartório eleitoral, é o grande número de eleitores trabalhando distante da cidade ou morando fora, principalmente em João Pessoa e Campina.


     Parte da perda de mais de 3 mil eleitores, que não revisaram o seu título, foi compensada pelo cadastramento de novos eleitores e transferências de domicílios eleitorais para o município, totalizando o eleitorado local pós revisão em 15.603. Apesar dessas compensações, Itaporanga tem agora 1.407 eleitores a menos do que teve no pleito de 2014.
       Menos eleitores significa menor prestígio político para o município, ou seja, os governos estadual e federal, assim como os parlamentares estaduais e federais, costumam concentrar maior atuação e investimentos em centros eleitorais bem mais expressivos como meio de garantir aos políticos mandatários redutos eleitorais mais robustos. Imagem: quase 18% não compareceram à revisão.


Nenhum comentário:

Postar um comentário