domingo, 28 de fevereiro de 2016

Ramal da transposição pelo Rio Piancó já tem previsão de inicio. Anúncio foi feito nesta sexta



                                                             A informação mais recente sobre a construção de um canal para incluir o Rio Piancó na transposição de águas do São Francisco foi divulgada nesta sexta-feira, 26, pelo senador Raimundo Lira.
            Conforme o senador, o Banco Mundial, que é quem financia a obra de transposição para 4 estados do Nordeste, sinalizou pela liberação de recurso financeiro para a construção do ramal que vai incluir o Rio Piancó no projeto.

Segundo ainda Lira, a obra deverá ser licitada no segundo semestre deste ano e iniciada no começo de 2017, ou seja, ainda daqui a um ano, mas isso é apenas uma previsão: pode ser que demore mais em face da velha burocracia federal. Também por que, como parte da integração de bacias, há o projeto de saneamento básico das cidades à margem do Piancó para evitar a poluição das águas do Velho Chico. "O dinheiro para o estudo técnico e ambiental da obra do ramal, necessário para sua execução, o governo já dispõe, que é em torno de 7 milhões de reais", comentou o senador. 
            A inclusão do Vale na transposição é estratégica, porque o Piancó é o rio que alimenta o complexo Coremas/Mãe D’água, o maior do estado e que hoje abastece dezenas de cidades na Paraíba, incluindo Patos, Sousa e Santa Luzia, e no Rio Grande do Norte, mas o rio foi retirado do projeto original por pressão da classe política de Cajazeiras e Sousa para que fosse contemplado o Rio Piranhas, como de fato foi, mas a um custo bem maior de recursos financeiros e tempo.
           No começo de 2017, quando o governo promete entregar as obras de transposição, o ramal do Piancó ainda estará sendo iniciado, ou seja, a exclusão do Rio Piancó do projeto original foi extremamente prejudicial não apenas para o Vale, mas para grande parte do estado que depende do açude de Coremas para beber. O ramal para o nosso rio é uma obra barata pela sua relevância e também pelo favorecimento geográfico: as nascentes do Piancó ficam bem próximas ao Eixo Norte da Transposição.
Resultado de imagem para fotos rio piancó
            A primeira manifestação pela inclusão do rio foi realizada há mais de seis anos, capitaneada por lideranças políticas de Conceição e que mobilizou todo o Vale, motivando o Governo Federal a rever sua posição, contrária ao rio, e o último protesto (foto) pela inclusão do Piancó ocorreu nessa quarta-feira, 24, em Boa Ventura, liderada pelo padre Djacy Brasileiro. No ano passado, durante visita da presidente à Paraíba, um adolescente de Piancó, portador de necessidades especiais, conseguiu falar com a presidente e seu único pedido a ela foi a inclusão do rio Piancó na transposição, sensibilizando a chefe do país.

Nenhum comentário:

Postar um comentário