quinta-feira, 11 de fevereiro de 2016

Mais de 7 mil intervenções foram registradas pelo Corpo de Bombeiros durante feriado de Carnaval



O Corpo de Bombeiros Militar da Paraíba (CBMPB) realizou 7.213 intervenções no feriadão de Carnaval na Paraíba, sendo 315 atendimentos a ocorrências (combate a incêndio, atendimento pré-hospitalar, entre outros); 159 ações de prevenção aquática (afogamento, salvamentos aquáticos, primeiros socorros, e outras ações) e 6.739 ações preventivas (informações prestadas ao público, advertências, distribuições de pulseiras de identificação).
Os números dizem respeito aos chamados de emergência recebidos pelo 193 de sábado (6) a terça-feira (9), bem como às ações preventivas e proativas nas praias, estradas e pontos de grandes festas em toda a Paraíba.
A operação empregou um reforço de 1.258 militares e 90 viaturas em todo Estado, sendo 451 bombeiros na área do 1º Comando Regional de Bombeiro Militar (CRBM), incluindo o incremento de guarda-vidas no Litoral com 37 postos ativos. Foram realizados 14 resgates aquáticos na região do 1º CRBM, e 17 em todo o Estado. Nestes casos os bombeiros realizam ações de resgate e retiram a pessoa da água antes dela ser vítima de um afogamento, evitando assim complicações à sua saúde.
Em quatro casos, foram registrados afogamentos com óbitos, sendo dois na região da Borborema (um no açude Silveirinha, em Campina Grande, e outro no sítio Raposa, no município de Olivedos) e dois no Litoral (um na Baía da Traição, que chegou a ser socorrido pelos guarda-vidas, mas não resistiu, e outro na praia de Pitimbu, em área privada pertencente a um condomínio particular).
Em se tratando de ações preventivas, foram realizadas 6.739 nas diversas modalidades (informações ao público, advertências, pulseiras de identificação para crianças e crianças que foram encontradas perdidas e encaminhadas para os responsáveis). Nas outras modalidades de atuação da corporação, foram realizados, no feriadão, 156 atendimentos de natureza pré-hospitalar, 26 combates a incêndios e 27 buscas e salvamento.
Conforme o comandante da corporação, coronel Jair Carneiro de Barros, o fim do Carnaval marca a reta final da Operação Verão, que vem reforçando o efetivo de guarda-vidas no Litoral paraibano desde o início de dezembro. A Operação, de cunho preventivo, vem sendo realizada todos os anos na Paraíba e contribuído significativamente para a redução dos índices de afogamentos.
Nesta edição, a ação segue até 14 de fevereiro, período em que o movimento nas praias volta ao usual, em virtude do final das férias.

Nenhum comentário:

Postar um comentário