segunda-feira, 18 de janeiro de 2016

São demagogos os pêsames de Vené a Shaolin, diz A Palavra

São demagogos os pêsames de Vené a Shaolin, diz A Palavra
Exercendo a certeza plena da máxima segundo a qual “com a morte todas as diferenças se sepultam” o ex-prefeito de Campina Grande, deputado federal Veneziano Vital do Rego (ainda PMDB), passou praticamente todo o dia da morte do humorista Shaolin louvando-o nas emissoras de rádio e na mídia de um modo geral, numa atitude que pode ser avaliada como louvável sob o ponto de vista cristão, mas também demagógica, como entenderam diversos internautas que o criticaram pelas redes sociais.


“Acordamos todos nós, nesta quinta feira, mais tristes com a notícia do falecimento do nosso Shaolin. Daqui, externo o sempre renovado reconhecimento ao impressionante dom artístico e talento que Deus lhe conferiu e com o qual pudemos conviver neste curto período de sua existência entre nós”, disse Veneziano numa postagem em redes sociais onde registra os sentimentos à família de Shaolin.

As críticas a Veneziano procedem, embora a sua nota soe como elegante e fraterna, expondo inclusive a grandeza do homem que teve diferenças abissais com o pranteado enquanto gestor público.Shaolin, e isso é público e notório, viveu de alegrar gente e por isso era ele um homem alegre. Mas Veneziano, como prefeito de Campina Grande, com certeza foi o único ser vivo a tirar o comediante do sério, dele recebendo inclusive a pecha de “canalha”.

ENTENDA A HISTÓRIA

Em 2007, Shaolin já nacionalmente conhecido desabafou em um show e denunciou perante uma incrédula platéia de campinenses que o prefeito da cidade - Veneziano Vital do Rego - o estava perseguindo impiedosamente. Raivoso, acusou o cabeludo de agir com “canalhice” ao sufocar artistas locais.

O mal-estar entre Shaolin e Vené começara já em 2005, ocasião em que o humorista tentou “em vão” agendar um show no Teatro Municipal Severino Cabral.  A frustração continuou em 2006, quando novamente teve suas datas suspensas pela prefeitura. “Cheguei a agendar três dias junto à direção do teatro e de última hora fui informado que o prefeito tinha requisitado justamente a mesma data. Estranhei a coincidência, mas só me restou desistir do evento”, revelou Shaolin à época.

Em 2007 Shaolin fez um teste pedindo para um dos membros de sua equipe agendar uma data sem informar que a atração seria ele. “Eles só cancelaram as datas quando souberam que se tratava do meu show. Isto é perseguição, canalhice! O prefeito vem adotando esta prática comigo e com demais artistas que nutrem alguma amizade pelo governador (Cássio Cunha Lima). Ele sufoca e intimida a classe artística”, acusou.

Shaolin chamou Veneziano de “canalha” em pleno show e acabou recebendo uma notificação extrajudicial para que enviasse as imagens da apresentação para a Procuradoria Geral do Município. “Não vou me retratar nem enviar fita nenhuma! Eles deveriam saber que não se pode gravar o show privado de um artista! Isto é uma tentativa de intimidação e é por este tipo de atitude que tenho que morar em outros Estados. Afinal, na minha terra recebo este tipo de retaliação”, desabafou ele, já naquela época um dos principais nomes da Rede Record.

Dias depois, em viagem a Maceió, Shaolin disse ter feito várias referências ao senador Renan Calheiros (PMDB) e que na platéia estava um sobrinho do senador que não se incomodou com as piadas. “É um ótimo show. Só não concordo com as piadas sobre meu tio”, teria dito o jovem, segundo conta Shaolin. “É inaceitável que um rapaz que há pouco tempo chamava Cássio de coronel tenha este tipo de atitude. Se Cássio for um coronel ele é um general”, alfinetou o humorista.

“Tive que desabafar em nome dos artistas locais. Sei que tem muita gente sofrendo perseguição e a imagem da Paraíba não pode ser arranhada por este tipo de atitude”, arrematou Shaolin. 
PEDIDO DE DESCULPAS

Veneziano acionou Shaolin na Justiça e o processo correu perante a 7ª Vara Criminal de Campina Grande. Na audiência para conciliação, os dois chegaram a bom termo e Shaolin aceitou a sugestão do juiz Leonardo Sousa Paiva de Oliveira para pedir, ali mesmo, desculpas ao prefeito por tê-lo chamado de CANALHA, o que de fato aconteceu.

Shaolin disse ter usado os termos e ter feito as insinuações (inclusive algumas relacionadas a pedofilia) por estar com os nervos à flor da pele e em estado de ânimo exaltado. Ele afirmou que ao ser indagado sobre o porquê de usar o Centro de Convenções do Garden Hotel e não o Teatro Municipal para seus shows, disse coisas que não queria. Humilde, disse ao juiz que pediria desculpas não somente uma vez, mas até três ou mais, se assim se fizesse necessário.

O humorista esclareceu não ter tido a intenção de vincular o querelante (Veneziano) com crimes de prostituição infantil, pedofilia e compra de votos. Da mesma forma, disse que não teve a intenção de macular a honra objetiva e subjetiva de Veneziano. Se disse arrependido do que fez, lamentou o uso das palavras que usou e considerou ter sido um momento infeliz, pois estava exaltado.

Veneziano, por sua vez, abriu mão de indenização.  Ao final, o juiz Leonardo Sousa decidiu pelo arquivamento da denúncia, levando em consideração que Veneziano aceitou o pedido de desculpas do humorista e que este (Shaolin) decidiu se reconciliar com o prefeito, de acordo com o artigo 522 do CCP.

Shaolin afirmou ao juiz que, antes do fato, relacionava-se amistosamente e respeitosamente com Veneziano e que não queria a querela com o prefeito, pois pretendia encontrar uma solução ali mesmo, na audiência, fato que motivou o magistrado a construir os termos da retratação.

Veneziano estava acompanhado do advogado Amaro Gonzaga e Shaolin dos advogados Félix Araújo Neto e Rodrigo Araújo Celino.

REVOLTA NA INTERNET

Vários internautas protestaram contra as postagens de Veneziano e suas idas às emissoras de rádio no dia da morte de Shaolin.

Uma das mais contundentes foi da internauta Luna Maria Patos: "Fala sério!!! Veneziano era prefeito e proibiu Shaolin de se aposentar no Teatro durante todo o seu mandato. Hoje, porém, passou o dia nas emissoras de rádio dando os pêsames a família. Eu não aguente essas hiprocrisias. Veneziano acredita que os Campinenses tem memória curta. FALA SÉRIO REGO SUJO!!!"

Veneziano, na realidade, ficou inimigo de Shaolin pelo fato do mesmo ter participado de campanhas eleitorais do seu adversário, Rômulo Gouveia, onde fazia contrapontos inteligentes aos guias eleitorais do cabeludo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário