terça-feira, 29 de dezembro de 2015

Reunião mostra “decisão importante” para diminuir os homicídios no Brasil

Reunião mostra “decisão importante” para diminuir os homicídios no Brasil
Uma Comissão Parlamentar foi criada no Senado Federal para discutir [ainda?] os fatores que têm causado tantas mortes violentas no Brasil, em especial a de jovens negros. A reunião aconteceu no Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP).
A julgar pelo texto publicado via assessoria de imprensa do CNMP, as autoridades que participaram do encontro “debateram profundamente” o problema, mas não chegaram a nada concreto. Exceto uma conclusão:
·         “encorajar as unidades do Ministério Público a criarem grupos que tratassem do controle externo da atividade policial com competência específica para atuar nos casos de mortes decorrentes de intervenção policial”.
A ideia nasceu especificamente na cabeça do professor Ignácio Cano, da Universidade do Estado do Rio de Janeiro. Ele vê como “fundamental a criação de metas de redução da letalidade policial por parte dos MPs estaduais”. 
A representante da Anistia Internacional no encontro, Renata Neder, apimentou a conversa. Trazendo dados do Rio de Janeiro, ela afirmou que “a típica vítima da letalidade policial é o rapaz negro”.
E agora vejam: Entre as sugestões e encaminhamentos debatidos, a mais destacada foi uma ideia de Renata: a criação de uma força-tarefa dentro do Ministério Público; seria um grupo de trabalho dedicado aos casos de homicídio decorrentes de intervenção policial.
NADA CONTRA
O número de mortes decorrentes de “intervenções policiais”, de fato, é alto no Brasil. Não queremos de forma nenhuma negar esse dado. Pelo contrário, temos opinado neste humilde espaço que quanto mais o policial agir dentro da legalidade, melhor para ele. DESDE QUE ele tenha o direito de se negar a cumprir determinadas missões que, em sua essência, também já nascem de forma ilegal. Quem não entendeu, releia o parágrafo e faça sua reflexão.
NADA CONSTA
O intrigante é que, tomando-se por base o texto publicado na página do Senado Federal, o leitor logo passa a crer que o maior causador da violência no Brasil é a polícia. Afinal, numa mesa que reúne grandes autoridades do assunto, a ÚNICA medida apresentada para combater a violência foi “amentar a vigilância/punição sobre os policiais brasileiros”. A pena de morte imposta pelo tráfico de drogas, por exemplo, sequer foi citada.
NADA MUDA
Não faz 12 horas que o editor deste site esteve numa incursão policial, nos bairros que apresentam índices de violência elevados em Campina Grande: Pedregal, Jeremias, Araxá, Catingueira, Estação Velha...
Dezesseis policiais civis em quatro viaturas, fazendo rondas e abordagens. Sorrindo com os moradores [esquecidos pelo poder público] e alterando a voz, quando necessário. Atravessando canais de esgoto, cujo odor não chega às narinas de muita ‘gente fina’ neste país. Pisando em corredores de lama que invadem a sala do cidadão, mas JAMAIS irão tirar o brilho dos sapatos que se escondem por trás de uma mesa bem requintada. Esperando, a qualquer momento, os tiros que não raro têm os policiais como alvo em ações como essa. E, claro, preparados para o revide que, infelizmente ou não, resultam em mortes. E alimentam “conclusões importantes” como a estampada na página do Senado...
NADA
Com todo respeito, Vossas Excelências: entrem na nossa viatura, que nós mostraremos por que tanta gente mata e morre no Brasil.

Nenhum comentário:

Postar um comentário