segunda-feira, 21 de dezembro de 2015

Perfil: Dra. Sandra, a juíza que parou o Whatsapp


Perfil: Dra. Sandra, a juíza que parou o Whatsapp
A juíza Sandra Regina Nostre Marques, da 1ª vara criminal do Fórum de São Bernardo do Campo, em São Paulo, ganhou manchetes do Brasil e do mundo na última quarta-feira (16), quando determinou o bloqueio do Whatsapp para todos os 100 milhões de usuários, em todo o País, por 48 horas. A medida surpreendeu muita gente, mas não quem acompanha de perto o trabalho da juíza. Odiada por defensores criminais por sua extrema rigidez e amada por policiais pelo mesmo motivo, ela e uma figura temida e respeitada na região.


"Tenho ouvido comentários maldosos sobre a juíza Sandra, mas na verdade é que ela é admirada aqui por ser uma combatente implacável do crime organizado", diz o advogado criminal, Luís Ricardo Vasques Davanzo, presidente da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) de São Bernardo do Campo. Conhecida justamente por levar ao extremo o limite da lei em busca da justiça, Dra. Sandra, como é conhecida, havia determinado que o Facebook, contralador do Whatsapp, liberasse mensagens de um investigado por crimes de tráfico de drogas ligados ao Primeiro Comando da Capital (PCC). Como foi ignorada, ela não titubeou em mandar bloquear o aplicativo mais usado no País.

Rigidez

Na 1ª vara criminal do Fórum de São Bernardo do Campo, comandada pela juíza Sandra, chegam inúmeros processos de crimes que não têm relação direta com a vida, tais como furto, roubo, tráfico, prostituição e crime organizado de maneira geral. Segundo testemunhas da região, em situação assim, a chance de condenação é 99,9%, ainda que a acusação seja leve. Quando vai estabelecer a pena, a juíza também costuma optar pelo teto previsto em lei, condenando o acusado à pena máxima.

"Se alguém comete um furte simples, aqui em São Bernardo do Campo, a gente já avisa que o caso é fácil, não vai ser preso, desde que não caia na 1ª vara da Dra. Sandra", explica um dos advogados da região. Com ela, contam, não há risco de clemência.

Nenhum comentário:

Postar um comentário