terça-feira, 9 de agosto de 2016

Vale sem água, açude de Conceição com menos de 1%, e o de Coremas pode também secar em meses

A estiagem dos últimos quatro anos criou cenários sombrios e inimagináveis na hidrografia do Vale. Depois da seca do açude Cacheira dos Alves, que abastecia Itaporanga, agora um outro importante reservatório regional dá seus últimos suspiros.
                O açude Serra Vermelha, até bem pouco tempo responsável pelo abastecimento de Conceição, está hoje com menos de 1% de sua capacidade, o que significa algo em torno de 100 mil metros cúbicos, impossibilitando a captação da água pela Cagepa para a distribuição na cidade.
                Com isso, a nova adutora, que retira água de um outro açude, o Condado, foi acionada, mas não tem capacidade para abastecer toda a cidade e muitos bairros sofrem com a falta d’água, conforme o vereador Edvaldo  Ramalho. “Já previa que essa adutora não iria resolver o problema, só foi discurso político”, lamentou o parlamentar mirim.
                Um outro açude regional, que, embora seja o maior do estado, também se encontra seriamente ameaçado é o de Coremas,  que está atualmente com pouco mais de 5%. Isso significa apenas 30 milhões de metros cúbicos, pouca água para um reservatório que abastece dezenas de cidades no estado e fora dele, além de sofrer com o desperdício e a utilização indevida da água no Rio Grande do Norte, como foi denunciado pela Folha semanas atrás.
                As previsões são de que, se não chover forte e continuado até o começo de 2017, o açude coremense pode secar no primeiro semestre do próximo ano, o que seria catastrófico para o sertão paraibano e uma vasta área potiguar.


Folha do Vale

Nenhum comentário:

Postar um comentário