sábado, 24 de setembro de 2016

Governador participou de eventos eleitorais nesta sexta no Vale e tem um desafio

O governador Ricardo Coutinho (PSB) desembarcou no Vale no começo da tarde desta sexta-feira, 23, para participar de eventos eleitorais dos seus candidatos a prefeito em, pelo menos, quatro municípios regionais.

            Coutinho fez atividades políticas em Conceição,  Itaporanga, Piancó e Coremas. Entre os quatro maiores colégios eleitorais do Vale, somente no município conceiçãoense é que seu partido tem candidato a prefeito. Nos demais, o governador apoia nomes de outras legendas.

            Ricardo teve desafio de pedir votos em uma região castigada por vários problemas, dois deles gravíssimos por pura omissão estadual: a falta d’água e a precariedade da saúde hospitalar regional. Em Itaporanga, por exemplo, a população urbana está sem água na torneira há nove meses.  Um problema que o governo poderia ter evitado se a obra da adutora para captar água de Nova Olinda tivesse ficado pronta em 2015, conforme prometeu e não cumpriu o governador.

             A mesma problemática da falta d’água afeta Piancó, Diamante, Boa Ventura e outras localidades regionais, todas essas cidades sedentas por falta de sistemas adutores para captação de água à média distância. Mas outro grave problema está relacionado à saúde hospitalar na região: o Vale tem quatro hospitais do estado (Piancó, Itaporanga, Coremas e Aguiar), mas sem os investimentos necessários para melhoria do atendimento. O resultado disso é morte. Nunca se morreu tanto nos hospitais do Vale como em 2016.

            O hospital de Itaporanga, por exemplo, está precisando de uma ampliação e melhores condições clínicas há 20 anos, mas nem os governos passados nem o atual parecem preocupados com a situação física e estrutural do hospital, e o povo é quem paga o pato, muitos com a própria vida.

Nenhum comentário:

Postar um comentário