sexta-feira, 9 de dezembro de 2016

Temer volta a ser cobrado sobre projeto para incluir rio Piancó na transposição

Depois do governador Coutinho, agora foi a vez de parte da bancada federal da Paraíba cobrar do presidente Michel Temer a viabilização do projeto que inclui o rio Piancó, o maior e mais importante do Sertão, na transposição do São Francisco, proporcionando a terceira entrada d’água na Paraíba.
            Em audiência nessa quinta-feira, 8, com o presidente da República, alguns deputados federais e senadores mostraram ao presidente a importância da obra e seu baixo custo, apenas 200 milhões de reais, uma vez que as nascentes do rio Piancó ficam próximas ao Eixo Norte da transposição.
            O mesmo pedido havia sido feito pelo governador Coutinho em audiência com o presidente no mês passado, mas sem nenhuma resposta concreta de Michel Temer, a exemplo do que também aconteceu agora no encontro com a bancada federal. A informação é que alguns deputados federais alocaram recursos de emendas para a obra e a luta parlamentar é para que ela seja iniciada no próximo ano, mas isso vai depender da disposição de Temer.
          Depois de ter deixado o rio Piancó fora da transposição do São Francisco, prejudicando não apenas o Vale do Piancó, mas também Patos e o Vale do Sabugi, abastecidos pelo rio e seus afluentes através de Coremas/Mãe D'água, a classe política da Paraíba tenta se redimir do erro que cometeu, inclusive contra o conhecimento científico, pois influências políticas fizeram do Piranhas o mais importante rio da bacia hídrica sertaneja para que ele recebesse a transposição. Uma mentira que está nos livros didáticos e documentos oficiais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário