domingo, 7 de maio de 2017

Paraíba registra redução de 7,6% dos homicídios no 1º quadrimestre

A atuação das forças de Segurança Pública para a redução de violência na Paraíba continua obtendo êxito e acumula uma redução de 7,6% dos assassinatos em seu território, nos quatro primeiros meses do ano. De acordo com os números apresentados pela Secretaria da Segurança e da Defesa Social (Sesds) ao governador Ricardo Coutinho, durante reunião de monitoramento ocorrida na tarde desta quinta-feira (4), no Palácio da Redenção, de janeiro a abril deste ano, foram contabilizadas 438 ocorrências de homicídios dolosos ou qualquer outro crime doloso que resulte em morte, enquanto que no ano passado foram registrados 474 casos em igual período.
Na reunião, que contou com a participação dos gestores dos órgãos de segurança pública e da vice-governadora Lígia Feliciano, o governador Ricardo Coutinho ressaltou o competente trabalho desempenhado pelas forças da Segurança do Estado. “Que o empenho dos homens e mulheres da segurança continue a cada dia. Estamos melhorando os indicadores, graças ao empenho e dedicação das nossas polícias, mas não podemos nos acomodar, temos que buscar sempre melhorar a segurança na Paraíba”, disse.
Por sua vez, o secretário da Segurança e Defesa Social, Cláudio Lima, destacou a integração das polícias como fator principal para se alcançar os objetivos determinados. “Com muito trabalho, força e união estamos conseguindo promover a segurança no nosso estado. O foco maior é a proteção da vida e do patrimônio. Lembrando que só é possível ter bons resultados com a integração das polícias. Juntos vamos superando os obstáculos”, pontuou Cláudio Lima.
O relatório do Núcleo de Análise Criminal e Estatística da Secretaria de Estado da Segurança e Defesa Social ainda mostrou que os assassinatos de mulheres também diminuíram no período, sendo contabilizados 27 registros neste primeiro quadrimestre, enquanto no ano passado foram 37 em igual período, representando uma redução de 27%.
Os dados acompanham a tendência de diminuição de crimes contra a vida no Estado, cujos registros saíram de 1680 Crimes Violentos Letais Intencionais (CVLI) em 2011 para 1322 em 2016 e de uma taxa de 44,3 homicídios por 100 mil habitantes para 33,1, sendo a Paraíba o único estado do Brasil a reduzir assassinatos por cinco anos consecutivos.
Ainda segundo os números da Secretaria da Segurança e da Defesa Social, das 21 Áreas Integradas de Segurança Pública distribuídas no Estado, 11 apresentaram redução de homicídios, a exemplo daquelas que abrangem as zonas sul e norte de João Pessoa, Esperança, Santa Rita, Bayeux, Cabedelo, Queimadas, Solânea, Monteiro, Patos e Cajazeiras, entre outras.
Também participaram da reunião de monitoramento o comandante geral da Polícia Militar, coronel Euller Chaves, o delegado geral da Polícia Civil, João Alves, e demais representantes da área da segurança.

Nenhum comentário:

Postar um comentário